Posted by : Desperte Consciente quarta-feira, setembro 12, 2012




A melhor interpretação para a palavra Tao é caminho perfeito. Tao é o absoluto, o princípio e o fim. É a linha de menor resistência entre dois pontos, aquela que se vê quando a chuva cai na montanha e as gotas vão à procura do vale, seguindo um caminho que reflete a lei do menor esforço. Deus é o Tao e Tao é Deus. O ciclo das leis da natureza refletem às leis da vida de todos os seres, o Tao portanto é o caminho natural de tudo e todos que têm vida, em direção à suprema realização espiritual: a iluminação.

O verdadeiro Tao é invisível. Tudo aquilo que é percebido pelos sentidos e todos os desejos do ego são irreais. O Tao é o principio do céu e da terra. Um gerou dois, dois gerou três, três gerou a multiplicidade e a multiplicidade retorna ao um. Eis o Tao.


Por isso, Tao é Deus, pois é a origem de tudo: os mares, os seres vivos, os continentes, o clima, o sol e a lua, a vida e a morte. O termo taoísmo é formado pelos ideogramas chineses Tao e Diao. Tao significa caminho, exprimindo a idéia de origem de todas as coisas e Diao significa ensinamento. É uma tradição ancestral que revela a origem de todas as coisas. É uma religião natural que se baseia na observação e na concordância com a ordem orgânica das coisas, desde os movimentos planetários e a sucessão das estações até os nossos sentimentos e funções mentais.

Os mestres taoístas observavam a natureza e procuravam compreender seus recursos e atuar segundo o Wu Wei, o “não agir”, '' Não Ação'' ou o agir sem agir. Agir sem agir significa fazer as coisas sem colocar qualquer esforço ou tendência egoica no ato, seguindo-se apenas o curso natural da ação. Mas isto não significa que deve-se ficar sem fazer nada, como retrata este antigo texto taoista:

“Não confunda as palavras, quando Lao Tse falou de Wu Wei, o não-agir, não se referia à simples inação, ao contentamento preguiçoso dos olhos fechados, mas à inação dos movimentos terrestres, dos desejos, das aspirações àquilo que é desprovido de realidade, e não a ação das coisas reais. Na verdade, Wu Wei é uma das atividades mais energéticas da alma, que precisa libertar-se da miséria da carne e da mente formal, assim como um pássaro cativo de uma gaiola.

Muitas vezes tentamos seguir e insistir em caminhos e escolhas que não são “originais”, mas sim são emprestadas pela cultura, educação ou meio ambiente ao qual fomos educados. Muitas vezes não alcançamos nossos objetivos e nos sentimos frustrados. Muitas vezes alcançamos nossos objetivos e também nos sentimos frustrados por não seguirmos o nosso coração ou a nossa ”verdade”.









    { 3 comentários... read them below or Comment }

    - Copyright © Desperte Consciente - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -